O Sene possui propriedades fitoterápicas, e seu chá, de cor amarronzada, com aroma fraco e sabor amargo, é muito procurado nos dias de hoje por seu efeito laxante e emagrecedor, devido à presença de senoides.
Um dos maiores motivos de ser tão procurado é devido o poder laxativo do chá de sene, como já dito. A planta não só ajuda a estimular o músculo do cólon, como também possui derivados antraquinônicos, que aliviam a constipação. Isso ocorre devido aos compostos químicos chamados senosídeos A e B, que estimulam o funcionamento do intestino
Além dos senosídeos, as folhas de sene também são ricas em flavonóides e glicosídeos, entre outros ingredientes ativos, que funcionam como antioxidantes. Os antioxidantes são de extrema importância no nosso corpo, pois são eles que evitam a ocorrência de doenças crônicas no organismo.
Esse chá também é ótimo para ser utilizado como bebida detox, que limpa o organismo de toxinas e resíduos. Já que ele age como diurético, o chá de sene estimula a liberação de líquidos, retirando o excesso de sais, gorduras e acúmulo de água, que causa inchaços no corpo.
Um aspecto interessante é que esse chá é usado por muitos como tratamento alternativo de problemas inflamatórios, como dores de cabeça e inflamações nas articulações e tecidos.
Outro uso para o chá de sene é como vermicida, já que determinados compostos encontrados no chá possuem efeitos antiparasitário, facilitando a eliminação de parasitas e vermes intestinais.